quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Trabalho sobre a Violência Doméstica


Texto:

Violência Doméstica

O que é a violência doméstica?

A violência doméstica é um problema universal, que atinge milhares de pessoas, em grande número e de forma silenciosa. Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico.

Tipos de violência:


Quem exerce violência doméstica tem pouca auto-estima e encontra-se dependente da relação, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, e acaba por sentir uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, porque o agressor promete, depois do acto, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repeti-lo. Em algumas situações, a violência doméstica persiste cronicamente, porque a vítima apresenta uma atitude de aceitação e incapacidade de se desligar daquele ambiente, seja por razões materiais, seja emocionais.

Violência física é o uso da força com o objectivo de ferir a vitima, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e estalos, agressões com diversos objectos e queimaduras por objectos ou líquidos quentes.
Quando a vítima é criança, para além da agressão física, também é considerado violência os factos de esquecimento praticados pelos pais ou responsáveis.
Quando as vítimas são homens, normalmente a violência física não é praticada directamente. Tendo em vista a habitual maior força física dos homens, havendo intenções agressivas, esses factos podem ser cometidos por terceiros, como por exemplo, parentes da mulher ou profissionais contratados para isso. Apesar de nossa sociedade parecer obcecada pelos cuidados com as crianças e adolescentes, é bom destacar-se que um bom número de agressões domésticas é cometido contra os pais por adolescentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram agredidas fisicamente pelos maridos entre 10% a 34% mulheres do mundo.
Violência Psicológica ou Agressão Emocional, às vezes, é tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito. Trata-se de uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente causa cicatrizes para toda a vida.


Trabalho realizado por:

Marta Santos e Rita

Turma: 11ºC.
.

Sem comentários: