quinta-feira, 26 de março de 2009

(Outro) Trabalho sobre a Ilegitimidade dos Filhos

Faltava um mês para o casamento de Joana com Miguel. No entanto, já tinham tido um filho, o João, que naquele dia completara 3 semanas. Joana sempre recebeu grande apoio de todos os que a rodeavam, o seu filho tinha crescido num ambiente saudável. Mais tarde, Joana preparava-se para a chegada da sua mãe, vinda de Castelo Branco. Joana receava que esta não aceitasse o seu filho por ser ilegítimo, não tendo nascido dentro do casamento.
- Mãe, há quanto tempo! Sei que vieste para ver o pequeno João, mas ele agora está a dormir.
- Sim, filha, mas deixa que te diga que não me agrada a ideia desse filho ter nascido antes do vosso casamento! No meu tempo era uma vergonha!
- Os tempos mudam, mãe! Hoje em dia é algo banal: todos à nossa volta nos apoiaram. O João vai crescer saudável, adorado por todos. Nada disto irá influenciar o meu relacionamento com o Miguel nem o crescimento do João.
- Eu sei, filha, mas sabes, com a tua avó passou-se o mesmo, mas apenas teve um desfecho diferente do teu. A tua avó era uma filha ilegítima, sofreu muito por não poder ser uma criança "normal" como as outras e ter uma infância feliz. A tua bisavó sofreu muita desonra e vergonha pela sua filha ilegítima, a tua avó. Foi obrigada a escondê-la da sociedade e de todos os seus conhecidos.
-Tenho muita pena pelo sofrimento que a avó e a bisavó passaram por causa da mentalidade daquele tempo. Se fosse hoje em dia já não sofriam como sofreram e não eram humilhados como foram.


Trabalho realizado por:

Ana Rita, Sara Paulo e Teresa Martins

Turma: 11º C

Sem comentários: