segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

(Outro)Trabalho sobre os Direitos Infantis

-
Ver em Power Point:
Os Direitos Infantis
-
Texto:
-
De acordo com o artigo nº 28 da Convenção dos Direitos das Crianças, todas estas têm direito a terem uma educação, a saberem ler e escrever assim como têm o direito de conhecer o que as rodeia através dos estudos. Se não fosse assim, uma criança, quando se tornasse adulta, poderia ter uma boa vida em relação ao trabalho?Não deve haver diferenças na escola em relação a crianças com quaisquer dificuldades fisicas, contudo deverão existir escolas diferente de acordo com as capacidades de cada criança. Uma criança com deficiências deverá estar numa escola específica para as suas dificuldades e capacidades, assim como uma criança sobredotada deverá estar numa escola com um ensino adequado às sua capacidades, porque, se assim não for. será que uma criança conseguirá viver bem estando numa escola para crianças sem quaisquer dificuldades fisicas?

De acordo com o artigo nº13 da Convenção dos Direitos das Crianças, todas estas têm direito à liberdade. Contudo quando se fala de “liberdade” referimo-nos ao que elas possam escolher, de acordo com os seus gostos e opiniões.As crianças têm o direito de ter um nome e de saberem quem são, de conhecerem os pais. Têm de ter uma casa e uma familia, mesmo que sejam abandonadas num lar. Elas terão sempre um nome e o carinho de todos os que vivem lá! As crianças têm de ter a liberdade de pensamento e expressão, de forma a que possam crescer livremente e não terem grandes receios do mundo no futuro, pois todas as crianças, quando têm liberdade de expressão, são capazes de dizer o que querem no futuro. Por isso é que optámos por esta escola. Porquê? Será que foi o facto de termos tido liberdade de expressão quando eramos mais novos?

Tendo em conta o artigo nº 19,que se refere à exploração infantil, nenhuma criança deverá trabalhar, pois isso interfere com o desenvolvimento motor e fisico da criança, para não falarmos de outros problemas a nivel mental que poderão provocar. Será que uma criança que trabalhe poderá ver as pessoas e o mundo da mesma maneira que as outras crianças? Ou será que a sua forma de ver é diferente?

Considerando os artigos nº 31 e 32 da Convenção dos Direitos das Crianças, dizem que é dever do governo proteger as crianças de maus-tratos e abusos, pois todas elas devem poder crescer em pé de igualdade e liberdade. Será que isso acontece?
-
Trabalho realizado por:
-
Andreia e Inês
-
Turma: 11º B
-
-

Sem comentários: