Texto: Mendigo
Os Sem-Abrigo, Power Point
Será certo ou errado ignorar os mendigos. Será que esses que ignoramos também não são pessoas como nós? Isto deve-se aos comportamentos variados de certos “mendigos”, pois nem todos os são nem todos escolheram este modo de vida.
Pensamos que os media e certas influências tanto familiares como, por vezes, educacionais dão consciência à população de que um mendigo é alguém a quem se dá “esmola”. Isto está errado pois todos somos iguais, todos somos humanos e todos temos direito ao respeito. Muitas destas pessoas podem ser pessoas de bem, ou de mal.
Dito isto, é errado ignorar os sem-abrigo, pois não se sabe se algum familiar nosso pode ser ou vir a ser um deles.
Com o nosso trabalho queremos passar-vos a ideia de que os sem-abrigo não são todos uns ladrões nem toxicodependentes, que esta ideia só é verdadeira em cerca de 20%.
As principais razões pelos quais estes homens e mulheres se tornam sem-abrigo é principalmente por depressões, complicações com a família e outras.
Foram identificados cerca de 1187 pessoas sem-abrigo. Estes encontram-se espalhados por Lisboa.
Os sem-abrigo são, basicamente, de nacionalidade portuguesa, mas também existem sem-abrigo de nacionalidade africana que têm como língua principal o português e de países da Europa do Leste.
Existem centenas de instituições e grupos de pessoas que se juntam para poderem apoiar os sem-abrigo, fornecem-lhes alimentos, agasalho, cuidados médicos e o mais importante um ombro amigo, onde estas pessoas, que passam a sua vida na rua por diversas razões, possam desabafar e, quem sabe?, mudar o rumo da sua vida.
Trabalho realizado por:
Pedro, Stéfany e Virgínio
Turma: 11ºB
-
Sem comentários:
Enviar um comentário