terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Trabalho sobre a Exploração Infantil


A Exploração Infantil
.

Texto:

Direitos Humanos: a
Exploração Infantil


Nos dias de hoje, o grande tema dos Direitos Humanos é cada vez mais falado e comentado um pouco por todos os meios de comunicação, que, consequentemente, irão passar para as sociedades em geral, sendo que a Exploração Infantil é um dos mais relevantes.
Exploração infantil é qualquer prática de trabalho exercido por crianças ou adolescentes, com idade inferior à mínima legal, conforme a legislação de cada país. Este existe em duas vertentes, mas a mais relevante acontece nos países sub-desenvolvidos, onde a realidade é mais explícita, apesar de ter alguns pontos comuns com a dos países desenvolvidos.
Cada vez mais este tema é mais debatido, devido ao crescimento de riqueza dos diversos países, e com a natural diminuição da pobreza, levando então a mentalidade da sociedade a mudar, ou seja, antigamente as crianças e adolescentes não eram vistas como maioritariamente são vistas hoje em dia, como uma fase de crescimento e de aprendizagem das mesmas, que devem estar na escola, pois já não são vistas como uma fonte de rendimento, mas sim como um “investimento” presente, o que, no futuro, irá trazer bastantes benefícios a toda a população.
Mas será que o debate é suficiente para que haja mudança de mentalidade?
Como suporte visual, destacamos o video Mtv EXIT, sendo este um movimento da mtv que pretende sensibilizar os jovens sobre problemáticas pertinentes da nossa sociedade, questões principalmente envolvidas nos Direitos Humanos.
Neste video, a exploração infantil é tratada de uma forma clara e dura e são expostos os dia-a-dia de crianças distintas: o calçado de uma é fabricado por outra. Esta é uma realidade que precisa de ser travada, mais visível nos países em desenvolvimento, onde a fome, a industrialização e a falta de educação são apresentadas como as principais causas para este crime perante as crianças, o futuro da sociedade.
Assim. são cada vez mais as medidas no combate desta problemática. Medidas preventivas e medidas actuantes a curto prazo, que tanto provêm de Governos, como de Organizações Não Governamentais, mas ambas com o fim de tentar diminuir (porque não podemos dizer acabar!!), pois, de uma forma mais clara, ou de uma forma mais obscura, este não deverá acabar, mas podemos sempre reduzir drasticamente este grande problema e, para além das politicas provenientes das entidades já referidas, deverá haver sempre um grande esforço de todos nós.
Ao analisarmos este problema, nunca podemos esquecer as duas realidades paralelas existentes no nosso Mundo (Países Desenvolvidos e Sub-Desenvolvidos), porque medidas que se apliquem a um sítio, poderão não se aplicar a outro. Algumas medidas que ajudariam a reduzir seria, por exemplo, a compensação, por parte dos governos, das famílias que utilizam as crianças como meio de rendimento, de modo a criar melhores condições, para que não tivessem que trabalhar.

Trabalho realizado por:

Daniela Moço, nº6
Hugo Serra, nº9

Turma: 11ºB
-

1 comentário:

Unknown disse...

ola.
sou aluna de um colegio publico e estou responsavel para fazer um trabalho sobre exploração infantil,gostaria se vc pudesse comentar o assunto para eu colocar no meu trabalho..caso aceite me envie um e-mail tukamb@gmail.com,obrigado