quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Trabalho sobre "As Discriminações"

-
Ver o trabalho em Power Point"Discriminações"

Texto:


Discriminação ocorre quando alguém é tratado de forma menos educada ou menos favorável, do que outra pessoa que está na mesma situação ou numa situação parecida.
A discriminação pode-se dar por sexo, idade ,cor, estado civil, deficiência, doença, orientação sexual, aparência, emprego religião, nacionalidade, possibilidades económicas, e por muitos outros motivos.

Discriminação pelo Sexo


Exemplo:
Actualmente, calcula-se que a percentagem maior de desempregados são do sexo feminino.
Existem várias razões para este acontecimento.
Muitas vezes os indivíduos do sexo feminino não são aceites num emprego, devido a uma das causas ser a maternidade e por isso a sua ausência temporária no local de trabalho, pode afectar este mesmo.


Discriminação por Idade

Exemplo:
Num transporte público, um indivíduo idoso tem mais facilidade em obter um lugar sentado do que um jovem com todas as suas capacidades.
Independentemente do indivíduo ser jovem, também tem as suas necessidades de bem estar.


Discriminação Racial / Racismo


O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas ás outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e a sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com a sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.

Exemplo: Nos séculos XVIII / XIX havia determinados países que iam a África “caçar” indivíduos de raça negra (homens, mulheres e crianças) para serem vendidos e por sua vez escravos para trabalho. Mesmo depois de ter sido abolida a escravatura, por exemplo, na América, existiam escolas específicas para a raça branca e para a negra.

Discriminação por Deficiência

Exemplo:
Na construção de passeios muitas vezes as câmaras municipais / juntas de freguesias, “esquecem-se” da existência de indivíduos deficientes (cegos, de cadeira de rodas, etc.), para mandar executar os referidos passeios adequados a essas pessoas.


Discriminação por Doença

Exemplo:
Actualmente, determinados indivíduos tentam não socializar com outros que tenham SIDA, com receio de que esta mesma doença lhes seja transmitida.


Discriminação pela Orientação Sexual


Discriminação, como sabemos, consiste no tratamento desigual ou preferencial de alguém, prejudicando outrem.
Ora, o carácter preconceituoso com que a conduta homossexual é encarada na sociedade é um elemento importante para a constatação da possibilidade fáctica de ocorrência de actos discriminatórios contra si.
Certo, porém, é que, independentemente da visão ideológica, política, filosófica ou religiosa de cada indivíduo em relação ao homossexualismo, não há como se negar a cidadania ao homossexual.
Todavia, como o preconceito (e a discriminação) está fortemente presente na nossa multiforme sociedade, é lógico que isto não poderia deixar de ocorrer na relação de emprego, onde o poder e o tratamento diferenciado se podem tornar tragicamente complexos.


Discriminação Física


Exemplo:
Actualmente, em muitas escolas existe alguma discriminação entre os colegas, muitas vezes pela sua aparência física (obesidade, beleza, etc.).
Por vezes a sua aparência também pode influenciar na escolha de amizades.


Discriminação Religiosa

Exemplo:
Na 2ª Guerra Mundial, o líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas que defendiam a superioridade germânica, na exclusão de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus, etc.


Discriminação pela Nacionalidade

Exemplo:
No Algarve, muitas vezes em determinados locais de comércio, um turista inglês, tem maior possibilidade de obter um atendimento mais sofisticado, do que um português, estando no seu próprio país.

Discriminação pelas possibilidades económicas


Actualmente também no quotidiano podemos assistir à discriminação devido às possibilidades económicas de cada indivíduo.

Exemplo:
Num edifício comercial um indivíduo se estiver aparentemente bem vestido (com roupas de marcas que exigem uma maior possibilidade financeira para a sua compra), pode obter de um melhor atendimento por parte dos funcionários de determinadas lojas, do que um indivíduo que se apresente com um determinado vestuário, que possa indicar as suas fracas possibilidades económicas.

Trabalho realizado por:


Francisco Brites nº10

Marta Magalhães nº18


Turma: 11ºC
-

Sem comentários: