O Consumismo
Texto:
Consumismo é o acto de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como na cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Não há dúvida nenhuma de que a publicidade e o consumidor estão sempre relacionados. Mas até que ponto é que isso pode acontecer?
Muitos alegam que essas influências induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenómeno da sociedade contemporânea. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. As pessoas compram compulsivamente coisas que não irão usar ou que não têm utilidade, apenas para satisfazer a vontade de comprar. Há uma diferença entre consumismo e consumidor: consumismo é o acto de consumir produtos ou serviços compulsivamente e, muitas vezes, sem consciência; consumidor é aquele que, simplesmente, compra produtos.
A explicação da compulsão pelo consumo talvez tenha bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização acelerou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias consequências negativas por não se ter preocupado com o meio ambiente. Felizmente, hoje, há pensamentos diferentes sobre este tema, que fizeram surgir novas profissões como, por exemplo, a de Eco-design.
Talvez assim as pessoas tenham mais consciência de que devem refrear os seus impulsos consumistas!! Vamos tentar mudar comportamentos num mundo onde tanta gente passa fome!
Trabalho realizado por:
Carolina Mendes, Marta Rocha e João Martins
Turma: 11º C
-
Sem comentários:
Enviar um comentário