quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Trabalho sobre a Discriminação dos Seres Humanos com Deficiência

-
Ver o trabalho em Power Point:A Discriminação

Texto:
-

Em nosso entender, a discriminação sempre existiu no mundo e perdura nos dias de hoje.
A discriminação está subdividida em vários géneros, isto é, há vários tipos de discriminação diferentes, como por exemplo: o racismo, a xenofobia, a homofobia, a inferioridade de sexos, entre outras. Para além destas, que são as mais abordadas, existe também a discriminação de pessoas com deficiências e com anomalias genéticas, que são os temas que iremos referir.
Existem vários tipos de deficiências e anomalias. Dentro das deficiências temos as físicas e as mentais, e nas anomalias temos as síndromes, como a síndrome de Dawn, de Klippel e a de Patau, por exemplo.
-
A discriminação de pessoas com deficiências e com anomalias ocorre porque a sociedade ainda não está preparada para aceitar pessoas diferentes. Devido a este facto existem, para ambas as discriminações, diferenciados problemas.
-
Para as pessoas que sofrem de deficiências temos: dificuldade de integração na sociedade; problemas económicos; os subsídios do Estado para apoio a pessoas com deficiência ainda têm valores muito irrisórios; apesar de a lei obrigar os edifícios a terem acessos e condições para pessoas com deficiências, ainda existem muitos que não as têm; a Sociedade não está preparada para aceitar, nomeadamente em lugares de chefia, pessoas com este tipo de dificuldades, nem cria condições para que os responsáveis por estas crianças, jovens ou adultos tenham disponibilidade e recursos para acompanhar estes seres humanos, temos ainda, as dificuldades sentidas nos transportes públicos e nas vias públicas e os preços elevados de certos equipamentos necessários a estas pessoas.
-
Ainda há que referir as pessoas que têm anomalias genéticas e que, por serem fisicamente diferentes, chegam a ser rejeitados. Deparam-se com vários problemas, como por exemplo: na sociedade em que vivemos, a não ser em países muito desenvolvidos como os do Norte da Europa, não há condições para dar uma vida digna a estas pessoas; a população afectada por estas anomalias é constantemente discriminada. Apenas pela aparência, existem pais que, pelo facto de não estarem preparados, rejeitam os próprios filhos. Determinadas anomalias são tão graves que não permitem a estas pessoas viver em sociedade e igualdade de circunstâncias.
-
O que havemos de fazer para acabar com estes PROBLEMAS?
-
Temos de criar condições e preparar a população para estes casos, pois eles existem. Para isso é necessária a colaboração do governo, da sociedade e, principalmente. das escolas onde se espera que se ensine o Direito à diferença.
-
Será que essas pessoas têm culpa de terem nascido assim?
-
Não! E como tal todos devem agir em sua defesa e lutar pela igualdade, ou seja, deixar de apontar o dedo e de fazer comentários maliciosos. Todos devemos passar a ajudar, aceitar e a integrar as pessoas na sociedade, porque todos somos seres humanos.
-
Trabalho realizado por:
-
Ana Paulos
Beatriz Berger
Sara Caetano
-
Turma: 11ºB
-
.

Sem comentários: